quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Preconceitos na família - Sofrimento do Obeso

Boa Noite Meninos e Meninas!
Como ontem eu passei por uma situação muito triste aqui em casa e fui humilhada por uma pessoa da família por ser gorda eu resolvi escrever este post como forma de desabafo e porque outras pessoas podem estar passando pelo mesmo problema no momento.
Já não é fácil ser adolescente obeso (ser obeso em qualquer idade é difícil) e ter que lidar com o preconceito das pessoas por onde passamos, receber apelidos maldosos e chacotas na escola. Ser alvo de piadas sem graça e humilhada por algumas pessoas. Li uma vez de uma garota que passando em uma rua do Rio de Janeiro foi muito humilhada por uma turma de crianças que passavam de ônibus no momento. Mas se  contarmos ao menos com o apoio e a compreensão das pessoas que mais amamos já ficamos um pouco mais confortados. Mas e quando esse apoio não vem? E quando se é humilhado dentro da própria casa? É alvo de piadinhas? E quando quem está te humilhando nem percebe que está sendo maldoso? Isso acontece muito.
Acho difícil que nenhuma de vocês tenham passado por momentos constrangedores com a família, e não poucas vezes. Certa vez ao ir em um velório, minha mãe foi abordada pelo menos cinco vezes por pessoas conhecidas para dizer - Como sua filha está gorda. Já  está maior e mais gorda que você. Pode se esconder atrás dela. - E isso é extremamente humilhante, porque temos espelho em casa, sabemos que estamos gordas.
Eu sempre fui muito humilhada pelo meu irmão mais velho por causa da minha obesidade e apelidos como Sapo-Boi, Sapão, Búfalo e Mamute foram os menos piores que já recebi. Quando criança, morria de medo de que ele me chamasse assim perto de meus colegas e evitava de andar com qualquer um deles na rua. E desse jeito eu passe minha infância. Chegou uma época que eu comecei a não querer sair mais de casa, porque minhas roupas eram de adultos e eu queria era usar uma camisetinha da Lilica Ripillica. E foi nessa época que eu comecei a ir em psicólogos. Eu chorava muito por ser gorda e não queria mais ir pra escola porque os colegas falavam que eu iria quebrar a cadeira e que no futebol eu só serviria para ser a bola.
Mas o que as pessoas na rua pensavam de mim até que não me incomodava muito, meu problema maior sempre foi a humilhação em casa.
Algumas vezes ao sair eu e minha mãe para fazer compras meu pai manda eu carregar todas as sacolas, porque meus braços são gordos e ele acha que por isso eu tenho mais força, o problema é que é exatamente o contrário, por ser gorda qualquer peso que eu pego me dá uma dor insuportável nos braços e nas costas.
Mas uma das coisas mais humilhantes que já me aconteceu, foi em 2008, quando teve uma enchente que alagou toda a rua onde eu moro e como minha casa foi completamente alagada, minhas família foi para uma casa mais alta que tem aqui perto, quando a água estava chegando nessa outra casa tivemos que sair, e eu teria que ir de bote, e eu tenho muito medo de água e talz... Era um amigo de meu irmão que estava levando as pessoas e quando foi minha vez, o Messias disse que eu poderia ir nadando que estava no meu habitat natural, todo mundo que estava no bote começou a rir e quando viram meus olhos cheios de lágrimas disseram que eu parasse de rir porque era uma brincadeira. Mas foi uma brincadeira que me magoou muito, porque eu estava acostumada com as brincadeiras em casa, mas na rua não.
E não foi só isso, várias vezes meu pai saia comigo e na rua quando comentavam que eu tinha crescido ele falava - Tá vendo, eu posso me esconder atrás da minha moça. Eu nunca falei nada, mas chegava em casa e
chorava sozinha. Na igreja, mais humilhações. Nos velórios, humilhações.
Comecei a sentir ódio da minha família, mas depois de ir em várias sessões com psicóloga entendi que não adiantava eu querer ser aceita sem receber críticas, o melhor era ignorá-las. Mas isso nem sempre é fácil né?

É isso galera, desculpe o post longo, mas eu precisava desabafar. Se mais algum de vocês é humilhado pela família, não abaixe a cabeça. Responda a altura e mostre que você se ama, mesmo que isso as vezes esteja longe da verdade. Se você se mostrar forte, as pessoas da sua casa te respeitará. Peça força para Deus e lute para conseguir mudar de vida, não por eles, porque uma pessoa que te ama, não deve te humilhar. Mas se não quer, não pode ou sua mudança ainda demorará, comece a praticar o seguinte. Chegue em frente ao espelho e mesmo que você esteja de cara amassada e não tão bonita diga: - Como estou linda (o), minha mãe caprichou na fabricação! E assim você elevará a sua autoestima e ficará bem consigo mesma. E se tiver um irmão como o meu tente ignorá-lo, superá-lo em alguns quesitos e assim você se sentirá melhor.






4 comentários:

  1. Poxa, fiquei comovida com seu depoimento... Realmente as pessoas que nunca foram acima do peso não sabem o que é passar por isso... Conheço várias pessoas que me julgaram dizendo, vc não emagrece porque nào quer... É só ter força de vontade... Nossa que raiva que dava... Quem passou por isso, sabe que nào é bem assim... Eu tbm tive muitos problemas na escola quando era adolescente... Ainda bem que vc é uma garota bem resolvida e consegue lidar bem com isso... Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Querida. É realmente muito triste e traumático, e sem apoio da família qualquer comentário maldoso dói ainda mais.

      Excluir
  2. http://diariodeumaadolescentegorda.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Estou com 198Kg 1,75cm estou desesperado!
    Um dia fui a casa da minha mãe que não me criou pois me abandonou, fui criado por minha vizinha, e a minha mãe me disse será que vc irá quebrar o sofá acho melhor vc sentar em outro lugar isso me doeu demais!
    Passo a maior parte da minha vida na cama, pois não tenho mas desejo pra nada, eu era militar tinha uma vida, gostava da liberdade de sentir o vento no rosto quando ia a praia agora me sinto um prisioneiro do meu próprio corpo, pessoas, médicos e outros que dizem que vão me ajudar logo desistem de mim é aí que a tristeza aumenta, sinceramente não sei mas o que fazer, entreguei a Deus espero a quatro anos pela cirurgia bariátrica a quatro meses quase tive um infarto, por favor orem por mim!!!! claudio.monteiro@hotmail.com

    ResponderExcluir