quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dietas.... Milagrosas ou Perigosas?

Boa Noite Galera...
Como eu disse ontem, hoje vou falar sobre dietas realmente absurdas, mas que tiveram grande repercussão nos séculos XIX e XX. Creio eu que ninguém faria um absurdo desses agora, mas existe pessoas que realmente toma atitudes extremas em busca do padrão de beleza imposto pela sociedade, porque quem faz isso não pensa em nenhum instante em saúde, apenas na estética.

Fletcherismo
Na virada do século XX, um americano louco chamado Horace Fletcher inventou que uma maneira de conseguir perder peso era mastigar e cuspir bastante. Funcionava assim: a pessoa mastigava a comida muito mesmo e "extraia" todas as calorias e depois cuspia o material fibroso que restava. Ele ditava inclusive quantas mastigadas determinado alimento necessitava. Louco né? Mas por mais insano que isso possa parecer a dieta teve inúmeros seguidores, entre eles os escritores Henry James e Fraz Fafka. A dieta previa também que o seguidor defecaria apenas uma vez a cada duas semanas e o cocô não teria odor. Para provar isso, Fletcher carregava consigo amostra de suas fezes para provar a veracidade de suas palavras.


Dieta dos Vermes
Também ficou popular no século passado e consistia na ingestão de Tênias para emagrecer. A cantora de ópera Maria Callas foi uma das celebridades a seguir a dieta. 
Os seguidores ingeriam ovos do parasita em forma de pílulas. A teoria baseava-se na ideia que depois que a tênia se desenvolvesse ela passaria a absorver todo o alimento ingerido, dando início ao arriscado emagrecimento que normalmente era seguido de diarreia e vômito.
Depois que o louco paciente atingisse o peso desejado ele tomaria remédios para combater o verme, que poderia ou não morrer. Aí a pessoa teria que excretar o verme que poderia chegar a 9 metros. Imagina a dificuldade para sair e o estrago que faria.
A dieta continha inúmeros riscos, porque além do tamanho que ele chegaria no corpo da pessoa, desenvolveria doenças como dores de cabeça, problemas oftalmológicos, meningite, epilepsia e demência.

Arsênico
Pílulas de emagrecimento, dietas milagrosas e poções mágicas acabou se tornando um negócio muito lucrativo, mas essas fórmulas continham ingredientes perigosíssimos como estricnina e arsênicos. Apesar da quantidade de arsênico ser pequena,era muito perigosa. E muitas pessoas exageravam na dose e acabavam morrendo envenenadas, além disso o arsênico não aparecia como ingrediente dos remédios e as pessoas tomavam o remédio na inocência.
Na época apareceram muitos falsos médicos que se diziam especialistas em dietas para promover e vender o remédio. Inúmeras pessoas caíram nesse golpe de milagre de cura.


Vinagre
No início de 1800, Lord Byron, popularizou uma dieta que consistia na ingestão de vinagre (Argh). Acreditava-se que o vinagre limparia o organismo, então os seguidores tomavam e comiam batatas embebidas no líquido. Os efeitos colaterais incluíam vômito e diarreia. Será que realmente já existiu um louco que tomasse isso? Como Lord Byron era muito influente na época, muitas preocupações surgiram sobre a adesão de jovens à essa dieta. Isso porque muitas pessoas passaram a restrigir-se a uma dieta de arroz e vinagre para tentar chegar a palidez de Byron.
Borracha
Com a Revolução Industrial o uso da borracha foi expandido e a partir disso, fabricantes passaram a investir em ceroulas e espartilhos. A ideia era que a borracha disfarçaria o excesso de peso, faria o usuário suar e consequentemente perder peso. Homens e mulheres aderiram a essa prática.
Naquela época todo e qualquer produto que fosse anunciado era relacionado a perca de peso.
A dieta durou até a Segunda Revolução Industrial quando a borracha passou a ser usada exclusivamente para confrontos.

Bem galera, fiz esse post porque achei interessante mostrar para vocês que a escravidão estética existe a muito tempo, e que não é de hoje que se fazem loucuras para emagrecer. Eu já cometi algumas loucuras porque era disposta a qualquer coisa para perder os indesejáveis quilos a mais. Mas agora percebo que essas dietas ou remédios milagrosos são apenas ilusão, e após adesão aos mesmos estamos sujeitos a ter consequências muito desagradáveis. E nós adolescentes obesas desesperadas por sermos diferentes devemos pensar ainda mais, pois de nada adianta conseguir emagrecer por um tempo e depois alem de engordar ficar com a saúde debilitada. Coloque em uma balança e veja se realmente vale a pena as dietas milagrosas ou uma Reeducação Alimentar que nos manterá saudáveis, bonitas e levinhas para sempre... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário