quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O efeito platô


Efeito platô pode ser a consequência do emagrecimento muito rápido.

 Aquela velha história de que emagrecer é mais fácil no começo é verdadeira! Existe nome para isso: efeito platô, que se dá quando o corpo não perde mais peso, ou seja, fica estabilizado na mesma medida, sem resultados com a dieta.
 O efeito platô pode acontecer quando o corpo perde peso muito rápido. Contrariando as expectativas, o platô é o equilíbrio entre ingestão e gasto calórico. Muitas vezes as pessoas acreditam que tem que comer menos do que já está comendo para burlar o efeito platô.

Truques de alimentação para emagrecer mais rápido

Segundo o especialista, quando o corpo é submetido à perda de peso rápida e sem orientação, o próprio organismo reage armazenando mais gordura do que deveria, para suprir o que perdeu ao longo do tempo. Isso acontece pela evolução natural do humano. O corpo se adaptou para ir à busca do alimento com atividades de caça, pesca além de enfrentar longos períodos de privação alimentar, por não haver o acesso desses alimentos diariamente.
Um dos maiores problemas do efeito platô é a volta do peso. A estabilidade e armazenamento de energia do corpo pode provocar o efeito rebote ganho de peso perdido. Também podemos observar o peso não abaixar, mas a cintura afinar. Isso ocorre porque a massa magra também pesa, ou seja, você realmente está trocando a gordurinha por músculos, e em longo prazo vai emagrecer.

Exercícios em primeiro lugar

O hábito que consegue controlar o efeito platô é o de praticar exercícios físicos. Os praticantes de atividade física moderada têm o consumo alimentar alto e mesmo assim, o corpo do atleta não armazena calorias, ou seja, ele se mantém magro.
Aumentar o gasto e não ingerir menos calorias, mesmo porque a ingestão calórica inferior a 1200 calorias poderia causar deficiência nutricional. A atividade física pode elevar a quantidade de músculos do corpo, aumentando o gasto calórico. “Por essa razão, sem atividade física não há como manter o peso perdido".

By: Carolina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário