terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dietas Milagrosas - Amiga ou Vilã?

Desde os primórdios da humanidade existem dietas que prometem uma vida mais saudável e magra, cabe a nós saber se elas realmente serão benéficas à nossa saúde ou nos prejudicará.
A história nos mostra que desde os tempos dos gregos e romanos já existiam essas restrições alimentares, a diferença desse tempo para agora é que elas tinham o propósito de oferecer mais saúde física e mental, ao passo de que hoje elas são usadas popularmente somente para estética. Apesar de já existirem há mais de dois mil anos, elas se tornaram mais populares no século XIX, que foi quando começou a existir uma preocupação excessiva com a estética.
Colocarei aqui dietas milagrosas que eu já fiz e no próximo post falarei sobre algumas realmente terríveis e prejudiciais à saúde que encontrei....

Dieta das Frutas 
Eu já fiz essa dieta um monte de vezes e já perdi alguns quilos com ela, que eu ganhava novamente poucos dias. Já vi pessoas dizendo que ela emagrece até 9 kg em uma semana. Ridículo, mas ainda existe pessoas que acreditam nisso e colocam sua saúde em risco.
Achei essa em um site, e não era exatamente assim que eu eu fazia, mas era quase isso:


Café da manha: Duas maças e um pêssego.
Lanche da manha: 200ml de suco de maracujá e dois biscoitos de água e sal.
Almoço: Duas laranjas e uma pêra.
Lanche da tarde: 200ml de suco de goiaba e dois biscoitos de água e sal.
Jantar: Duas maças e uma goiaba.

Como uma restrição de alimentos dessa levaria uma pessoa a perder peso permanentemente? Que fique claro, que estou falando de pessoas obesas. Obesidade grau II e III. Ela poderia até perder alguma coisa, mas logo que parasse a dieta ganharia novamente todos os quilos, talvez até mais porque por ficar um tempo  com restrição quer compensar depois.

Dieta da Lua
Fiz essa também e passei raiva com ela, porque quando fiz estava com 89 kg e depois de emagrecer 4 kg com a dieta fui parar em 95 kg. Nunca mais eu fiz.
Durante os quatro dias de mudança de lua, toma-se sopa de verduras e legumes. Tomar um suco de frutas ao acordar e duas horas depois tomar novamente, mas com suco de outra fruta e na hora do almoço tomar uma sopa de legumes batida, depois mais suco de fruta, verdura e hortaliça. A noite mais sopa batida e depois suco.
Com essa dieta dizem q emagrece até 5 kg e a pessoa pode ficar muito fraca por falta de nutrientes e logo depois que acaba a fase das restrições engorda tudo de novo, porque o organismo não está preparado para uma mudança repentina e vai querer compensa tudo.
Não indico para ninguém, e acho um absurdo essas dietas.


Dieta da Sopa ou Sopão de 7 dias
Essa eu já fiz trocentas vezes e além de ser horrível, não emagrece nada e como todas essas dietas milagrosas o peso é recuperado novamente. E para nós que somos obesos é muito ruim, pois emagrecemos um pouco e engordamos ainda mais, o que nos prejudica muito.
A dieta da sopa é muito simples. Faz uma panela de sopa onde se coloca repolho, cebola, cenoura, pimentão, tomate, salsão, um pacote de creme de cebola e os temperos que quiser. E passa 7 dias comendo só isso e frutas. Nada de pão, doces, arroz e carne.
Promete perca de 4,5 kg, eu fiz e não emagreci nada. Mas isso varia muito.

Bom galera, essa foi umas das dietas que eu fiz e em outro post eu falarei sobre as dietas milagrosas mais estranhas que já existiram.
Sempre pense muito bem antes de começar uma dieta e aprenda que nada na vida é fácil, que tudo que fazemos pode ter consequências indesejáveis no futuro. Saúde é coisa séria e jamais deveremos fazer o que outras pessoas indicam porque o que deu certo para uma pessoa pode ser muito perigoso para você, e nós adolescentes que temos muito tempo pela frente devemos é tentar mudar os hábitos para sempre e assim construirmos uma vida saudável, e jamais tentar essas dietas que além de não emagrecer e deixar nos frustradas pode enfraquecer e/ou fazermos passar mal....

By Miriã



Nenhum comentário:

Postar um comentário